Arquivos da categoria: Lição Jovens

Lição Jovens - Mensagem de esperança - 02/10/2015

 

Quando enfrentamos dificuldades, podemos perder a fé e até mesmo sentir como se estivéssemos sozinhos. No entanto, a experiência do profeta Jeremias nos ensina que, mesmo em tais circunstâncias, Deus nos ama com amor infinito e Ele deseja nos dar esperança em meio às provações.

Hoje, não temos profetas pregando mensagens diretamente de Deus, mas temos Sua Palavra que nos oferece conforto. Jeremias 7:5-7 diz: “Se vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, e se, de fato, tratarem uns aos outros com justiça, se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína, então Eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antiguidade e para sempre.” Essa é uma mensagem dupla: (1) para ganhar, precisamos obedecer e (2) existe esperança para aquele que se arrepender e permanecer leal a Deus.

“A mensagem em Jeremias é clara. Deus deseja que Seu povo O adore de todo o coração. Ele não deseja que façam um ritual de adoração e então corram atrás de coisas mundanas e se esqueçam dEle. […] Deseja que Seu povo confie nEle e tenha um relacionamento pessoal com Ele, o que inclui uma completa mudança no estilo de vida porque as leis de Deus estarão gravadas no seu coração. […]

“Todos precisamos abandonar nosso comodismo e, com o poder convincente do Espírito Santo, sondar nosso coração em todas as coisas pecaminosas que temos escondido e ir a Cristo com humildade e arrependimento sincero. Ele perdoará e limpará todo aquele que fizer isso. […]

“Cristo voltará em breve. Esse dia será de trevas para aqueles cujo coração não estiver limpo diante de Deus, porém será o dia mais glorioso para aqueles que desfrutarem um relacionamento verdadeiro com Ele.”*

*“Jeremiah, Prophet to a Nation Facing Destruction”, Adventist Biblical Truths, acessado em 11 de agosto de 2014, http://dedication.www3.50megs. com/Jeremias.html.

Kimmilee Parkinson | Trelawny, Jamaica
 

Mãos à obra

  • Pinte ou desenhe uma das visões de Jeremias (da amendoeira ou da panela fervente, Jr 1:11-16).
  • Pesquise mais sobre o capítulo 1 de Jeremias e escreva as promessas que Deus lhe fez ao chamá-lo para o ministério.
  • Leia 2 Reis 22–25 para compreender o contexto histórico do ministério de Jeremias.
  • Ajude os jovens de sua igreja a elaborar e realizar um culto ou reunião evangelística tendo como incentivo o chamado de Jeremias (Jr 1:6, 7).
  • Entreviste alguém que tenha se sentido chamado para um ministério específico e compartilhe essa entrevista em um artigo, vídeo ou no JA.
  • Escolha um verso do capítulo 1 de Jeremias que fale ao seu coração.

Pense nisto

Quando a vida o derrota, o que lhe dá esperança sobre a existência de Deus?

Lição Jovens - Preparado para a batalha - 01/10/2015

 

Diariamente somos colocados no campo de batalha. A guerra em que estamos envolvidos não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades das trevas. Para estar devidamente preparado para essa guerra é preciso utilizar as armas espirituais providas por Deus, permanecer sob Sua autoridade e declarar guerra ao pecado.

Deus nos assegura que estará conosco em meio às batalhas da vida. Porém, haverá ocasiões de “cessar-fogo” que permitirão que sejamos renovados e curados. A seguir estão algumas coisas das quais você deve se lembrar:

Certifique-se da causa pela qual está lutando. Qual é questão envolvida nessa guerra? Como convencer outros a se unirem a essa causa se você mesmo não sabe do que ela trata? Estude a Palavra de Deus para ter certeza do plano de batalha.

Esteja pronto e determinado.Aceite prontamente o chamado e esteja confiante de que Deus o capacitará para qualquer missão para a qual Ele o enviar.

Nunca desista.Não importa quais dificuldades você enfrentará, nunca desista. Defenda o que é certo. Venha o que vier, continue lutando e confiando em Deus.

Confie em Deus.“Mas eu disse: ‘Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem’. O Senhor, porém, me disse: ‘Não diga que é muito jovem. A todos a quem Eu o enviar você irá e dirá tudo o que Eu lhe ordenar’” (Jr 1:6, 7). Creia que Deus lhe dará exatamente o que você precisa para fazer o que Ele deseja que você faça.

Wilbert Richards | Trelawny, Jamaica
 

Mãos à Bíblia

O profeta é uma testemunha de Deus; sua tarefa é falar, não em seu nome, mas exclusivamente como representante de Deus. Jeremias não foi chamado com a finalidade de encontrar soluções para os problemas da nação, nem para se tornar um grande personagem ou líder carismático a quem o povo seguisse. O profeta devia levar as pessoas ao Senhor, em quem, unicamente, estava a solução de todos os seus problemas. Não é diferente para nós.

7. Qual foi o assunto das primeiras visões de Jeremias? Jr 1:11-19

A maioria das versões bíblicas traduz a expressão hebraica no verso 11 como “vara de amendoeira”. Essa tradução, porém, deixa de refletir o jogo de palavras que há no hebraico. A palavra traduzida como “amendoeira” vem da mesma raiz do verbo “vigiar” ou “velar”, que aparece no verso 12, quando o Senhor diz que velará sobre Sua palavra para cumpri-la. Alguém poderia argumentar que a mensagem central de todo o livro de Jeremias está nos versos 11 e 12.

Pense nisto

  • Leia Jeremias 1:1-10. Como esses versos influenciam sua decisão de unir-se ao exército de Deus?
  • Qual seria sua reação hoje se você fosse chamado como Jeremias? O que sua resposta diz sobre seu relacionamento com o Salvador?

Lição Jovens - Fé em meio à calamidade - 30/09/2015

 

O mau reinado de Manassés terminou e foi seguido pelo de seu filho Amom. Os israelitas repudiavam a maldade de Amom. Fizeram uma conspiração para que ele fosse assassinado. Dessa forma, puderam colocar como rei Josias, com oito anos de idade. Josias destruiu os altares, limpou e reparou o templo de Deus e restaurou suas cerimônias. Então, pela primeira vez, depois de muitos anos, os israelitas celebraram a Páscoa. Contudo, o coração deles ainda era corrupto. Após a morte de Josias, a prática da falsa adoração foi retomada.

Foi nesse tempo que Jeremias viveu. Ele foi rejeitado, odiado e mal compreendido, mas cumpriu a vontade de Deus. Entristecia-se por causa da condição do povo, porém, persistiu em pregar a Palavra do Senhor.

Devemos demonstrar essa atitude quando enfrentamos calamidades. “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11). Se confiarmos no Senhor, Ele nos libertará. “Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração” (versos 12 e 13). Jeremias é um exemplo de irrestrita confiança em Deus em meio às dificuldades – especialmente em nossos dias, quando muitos cristãos necessitam de maior comprometimento com as coisas sagradas.

Stacey-Ann Richards | Trelawny, Jamaica
 

Mãos à Bíblia

Apesar da certeza dada pelo Senhor de que Jeremias havia sido divinamente escolhido para aquela tarefa, o jovem ficou assustado e não se considerou à altura dela.

5. Compare Jeremias 1:6 com Isaías 6:5 e Êxodo 4:10-15. Que pontos esses incidentes têm em comum?

Independentemente das razões que tinham, nenhum desses homens se sentiu à altura da tarefa. Talvez este fosse um pré-requisito essencial para a função de profeta: o senso da própria indignidade e incapacidade diante de uma tarefa tão crucial e importante. Um porta-voz do Criador? Não é de admirar que eles recuassem diante da tarefa, pelo menos no princípio.

É compreensível a relutância desses homens que em breve se tornariam profetas.

6. Leia Jeremias 1:7-10. Qual foi a resposta de Deus a Jeremias? Por que essa resposta traz esperança e uma promessa com relação ao que cremos que Deus nos chamou para fazer?

Pense nisto

Como você pode usar o exemplo de Jeremias para vencer os desafios de testemunhar por Cristo?

Lição Jovens - Deus nos escolhe - 29/09/2015

 

“Entre os que tinham esperado um permanente reavivamento espiritual como resultado da reforma levada a efeito por Josias, estava Jeremias, chamado por Deus para o ofício de profeta ainda jovem, no décimo terceiro ano do reinado de Josias. Membro do sacerdócio levítico, Jeremias havia sido educado desde a infância para a santa função. Nesses felizes anos de preparação, ele pouco havia imaginado que tinha sido consagrado desde o nascimento para ser um profeta ‘às nações’[…].”1

“Por quarenta anos, Jeremias devia estar diante da nação como testemunha da verdade e da justiça. Num tempo de apostasia sem paralelo, devia exemplificar na vida e no caráter a adoração ao verdadeiro Deus. Durante o terrível cerco de Jerusalém, ele seria o porta-voz de Jeová. Prediria a queda da casa de Davi e a destruição do belo templo construído por Salomão. Quando aprisionado por causa de suas destemidas afirmações, devia ainda falar contra o pecado nos altos. Desprezado, odiado, rejeitado pelos homens, finalmente testemunharia o cumprimento literal de suas próprias profecias de iminente condenação, e compartilharia da tristeza e dor que se seguiriam à destruição da cidade condenada.”2

“A respeito do seu chamado para a missão profética, o próprio Jeremias escreveu: ‘Estendeu o Senhor a Sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as Minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares, e para plantares’ (Jr 1:9, 10).

Graças a Deus pelas palavras ‘edificar’ e ‘plantar’. […] Profecias de iminentes juízos a sobrevir deviam ser apresentadas com destemor. […] Mas o profeta devia acompanhar essas mensagens com a segurança de perdão a todos os que tornassem de suas más obras.”3

  1. Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 407.
  2. Ibid., p. 408.
  3. Ibid., p. 409.
Renor Cleghorne | Trelawny, Jamaica
 

Mãos à Bíblia

3. Leia Jeremias 1:1-5. O que a passagem diz sobre o chamado de Jeremias?

Assim como outros profetas do Antigo Testamento, Jeremias foi claro a respeito de quem o havia chamado. Ele foi muito claro em todo o seu livro, quanto ao fato de que a mensagem transmitida era a “palavra do Senhor”, que ele havia recebido.

4. Leia Jeremias 1:4, 5. Que certeza e conforto o profeta deve ter extraído dessas palavras?

O chamado profético de Jeremias aconteceu antes de seu nascimento. Deus o separou para ser profeta desde o momento de sua concepção. As palavras “te consagrei” (v. 5) são traduzidas de um verbo que significa, entre outras coisas, “ser santificado”, “ser santo” e “santificar”. A ideia contida nela é que algo ou alguém é “separado para um propósito santo”.

Pense nisto

  • Qual é a relação entre a história do chamado profético de Jeremias e o texto de Romanos 1:16?
  • Que lições você pode aprender com o ministério de Jeremias?